terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Gil Vicente

Quem foi afinal Gil Vicente?

        Não se sabe ao certo muito acerca de Gil Vicente. A maior parte das informações que temos acerca do escritor foram decifradas a partir das obras que escreveu.
       A data de nascimento de Vicente continua a ser uma incógnita, sendo atribuídos os anos que vão desde 1460 a 1470, sendo 1465 o mais aceite. Da mesma forma, também não se sabe ao certo onde terá nascido, sendo atribuídas várias regiões de Portugal para o seu nascimento.
        Gil Vicente casou-se com Branca Bezerra, de quem teve 2 filhos, e mais tarde quando esta faleceu voltou a casar-se com Melícia Rodrigues, tendo tido no total 5 filhos.
         O seu primeiro trabalho foi uma peça em castelhano chamada "Monólogo do Vaqueiro", que foi representada nos aposentos da rainha D. Maria. O sucesso das suas obras foi tão grande que os reis para os quais Gil Vicente desenvolvia as suas peças convidaram-no a tornar-se responsável pela organização dos eventos palacianos.
         Pensa-se que morreu em 1536,em lugar desconhecido,porque é a partir desta data que se deixa de encontrar qualquer referência ao seu nome nos documentos da época, além de ter deixado de escrever a partir de então.

9 comentários:

Descobrindo Autores disse...

Até agora muita interessante esta obra, espero não me desiludir!!!!!!

Descobrindo Autores disse...

auto da barca do inferno e um livro muito bom e interessante.aconselho a lerem-no pois vão se rir muito.

Descobrindo Autores disse...

O Auto da Barca do Inferno é um livro muito cómico, mas no entanto, a interpretação é difícil.

Descobrindo Autores disse...

Gil Vicente é um grande escritor, gosto muito.

Descobrindo Autores disse...

Um livro/peça teatral muito interessante

Descobrindo Autores disse...

Até agora muita interessante esta obra, espero não me desiludir!!!!!!

Descobrindo Autores disse...

Um livro muito simbólico, apontando todos os problemas da sociedade. Gil Vicente escreveu este livro com um sentido cómico, no entanto como crítica à sociedade.

Descobrindo Autores disse...

Este auto é um livro interssante!

Alexandra Amaral disse...

Quem lê e analisa esta obra, pode aperceber-se que os defeitos e vícios da sociedade, criticados na obra de Gil Vicente, são bem atuais. Contudo, dada a evolução da sociedade, acreditamos que sim, essas atitudes consideradas corruptas nesse tempo, já são bem mais toleradas atualmente e praticadas à vista de todos...

Acerca de mim

Somos um grupo de Docentes do Agrupamento de Escolas de Pedras Salgadas, apostados em fazer descobrir os autores que escrevem e escreveram para que possamos viajar, descobrir, amar, e o que mais possas imaginar! Tudo condensado num punhado de páginas brancas semeadas de letras.
Com tecnologia do Blogger.